Pesquisar
Close this search box.
Continua após a publicidade..

Arroz de Carneiro: Prato Típico da Gastronomia Nordestina!

Arroz de Carneiro

Você já ouviu falar do arroz de carneiro, uma das receitas mais tradicionais e saborosas do Nordeste brasileiro? Esse prato é feito com carne de carneiro cozida e desfiada, misturada com arroz temperado com alho, cebola, pimenta, coentro e outros ingredientes que dão um toque especial. É uma ótima opção para servir em ocasiões especiais, como festas juninas, aniversários ou almoços de domingo. Neste artigo, vamos te mostrar como fazer essa receita, que ingredientes usar e quais são as principais dúvidas sobre o assunto. Ficou com água na boca? Então, continue lendo!

Continua após a publicidade..

Como Fazer Arroz de Carneiro

Para fazer arroz de carneiro, você vai precisar de:

Continua após a publicidade..
  • 1 kg de carne de carneiro (pode ser paleta, pernil ou costela)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 folhas de louro
  • 4 xícaras de chá de água
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 xícaras de chá de arroz lavado e escorrido
  • 4 xícaras de chá do caldo do cozimento da carne
  • 1 pimenta dedo-de-moça picada
  • 1/2 xícara de chá de coentro picado
  • 1/4 de xícara de chá de hortelã picada
Leia Mais:

O modo de preparo é simples:

  1. Tempere a carne de carneiro com sal, pimenta, metade do alho e as folhas de louro. Coloque em uma panela de pressão, cubra com a água e cozinhe por 40 minutos, após pegar pressão. Desligue o fogo, espere a pressão sair e abra a panela. Reserve o caldo do cozimento e desfie a carne, descartando os ossos e a gordura.
  2. Em uma panela grande, aqueça o óleo e refogue a cebola e o restante do alho, até ficarem macios. Junte o arroz e mexa bem, para envolvê-lo no refogado. Adicione o caldo do cozimento da carne, tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 20 minutos, ou até que o arroz esteja cozido e soltinho.
  3. Acrescente a carne desfiada, a pimenta, o coentro e a hortelã, misture bem e desligue o fogo.
  4. Sirva o arroz de carneiro em uma travessa, decorado com mais coentro e hortelã, se desejar. Acompanhe com salada de folhas verdes ou vinagrete.
arroz de carneiro

Dúvidas Comuns Sobre Arroz de Carneiro

Você pode ter algumas dúvidas sobre essa receita, como:

Continua após a publicidade..
  • Posso usar outro tipo de carne? Sim, você pode usar carne de boi, de frango ou de porco, se preferir. O importante é que seja uma carne que possa ser cozida e desfiada, e que combine com os temperos usados.
  • Posso usar outro tipo de arroz? Sim, você pode usar o arroz que mais gostar ou que tiver em casa. O arroz branco comum é o mais usado, mas você pode experimentar com arroz integral, arroz parboilizado ou arroz basmati, por exemplo. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tipo de arroz, então fique atento às instruções da embalagem.
  • Posso fazer essa receita na panela elétrica? Sim, você pode fazer o arroz de carneiro na panela elétrica, se quiser. Nesse caso, você pode cozinhar a carne na panela de pressão e depois transferir para a panela elétrica, junto com o arroz e os demais ingredientes. Siga as instruções do fabricante da sua panela elétrica para ajustar o tempo e a temperatura de cozimento.

Conclusão

Arroz de carneiro é uma receita típica da gastronomia nordestina, que vai te conquistar com seu sabor e sua praticidade. Além de ser fácil de fazer, é uma ótima forma de aproveitar a carne de carneiro, que é rica em proteínas, ferro e zinco. Experimente fazer essa receita e se delicie com esse prato cheio de personalidade e tradição. E não se esqueça de deixar um comentário abaixo, contando o que achou e dando suas sugestões. Até a próxima!

Continua após a publicidade..

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.