Você já experimentou molho alfredo com frango? Essa é uma receita clássica da culinária italiana, que combina um molho cremoso e suave com pedaços de frango macios e temperados. É uma ótima opção para um almoço ou jantar rápido e fácil, que vai agradar a todos os paladares. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita deliciosa e prática, e tirar algumas dúvidas comuns sobre o tema. Vamos nessa?
Como fazer molho alfredo com frango
Para fazer molho alfredo, você vai precisar de:
- 500 g de peito de frango cortado em cubos
- Sal, pimenta-do-reino e alho em pó a gosto
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 2 xícaras de leite
- 1 xícara de queijo parmesão ralado
- 500 g de massa de sua preferência, cozida al dente
- Salsinha picada para decorar
Leia Mais:
- Bolo Red Velvet: Delícia para Celebrar Momentos Especiais!
- Muffins de Banana e Nozes: Lanche Perfeito para a Hora do Café!
- Hambúrguer Artesanal: Textura Suculenta em Cada Mordida!
O modo de preparo é simples:
- Tempere o frango com sal, pimenta-do-reino e alho em pó a gosto.
- Em uma frigideira grande, aqueça uma colher de sopa de manteiga em fogo médio-alto e doure o frango por cerca de 15 minutos, virando de vez em quando, até ficar cozido por dentro e dourado por fora. Reserve em um prato.
- Na mesma frigideira, derreta a outra colher de sopa de manteiga em fogo médio e adicione a farinha de trigo, mexendo bem para formar uma pasta. Cozinhe por cerca de 2 minutos, sem parar de mexer, para cozinhar a farinha e evitar que o molho fique com gosto de cru.
- Aos poucos, adicione o leite, mexendo sempre para dissolver a farinha e evitar que o molho empelote. Cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar e ficar cremoso.
- Adicione o queijo parmesão e misture bem, até derreter e incorporar ao molho. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, se necessário.
- Junte o frango ao molho e misture bem, para envolver todos os pedaços.
- Sirva o molho alfredo com frango sobre a massa cozida, e decore com salsinha picada, se quiser.
Pronto! Agora você já sabe como fazer um molho alfredo delicioso e fácil, que vai deixar sua massa irresistível. Mas será que esse molho é saudável? Vamos ver algumas dúvidas comuns sobre o assunto.
Dúvidas comuns sobre molho alfredo com frango
O molho alfredo com frango é muito calórico?
Depende da quantidade que você consumir. O molho alfredo com frango tem cerca de 300 calorias por porção de 100 gramas, o que é mais do que a maioria dos molhos para massa. No entanto, ele também contém proteína, cálcio e outros nutrientes, que são importantes para o organismo. Portanto, o ideal é comer o molho alfredo com moderação, e acompanhar com uma salada verde, para equilibrar o prato.
O molho alfredo com frango é sem glúten?
Não, pois ele leva farinha de trigo, que é um ingrediente que contém glúten. Se você tiver intolerância ou alergia ao glúten, você pode substituir a farinha de trigo por amido de milho, que tem uma função semelhante de engrossar o molho. O restante dos ingredientes é sem glúten, mas verifique sempre os rótulos dos produtos que você usar, para evitar contaminação cruzada.
O molho alfredo com frango pode ser congelado?
Sim, você pode congelar o molho alfredo com frango, se quiser fazer uma quantidade maior e guardar para outra ocasião. Nesse caso, você deve deixar o molho esfriar completamente, e colocá-lo em um recipiente com tampa, que possa ir ao freezer. Você pode congelar o molho por até 3 meses, sem perder o sabor e a textura. Para descongelar, basta levar o molho ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até aquecer bem. Se o molho ficar muito grosso, você pode adicionar um pouco de leite ou água, para ajustar a consistência.
Conclusão
O molho alfredo com frango é uma receita simples, rápida e saborosa, que vai transformar sua massa em um prato sofisticado e apetitoso. Além de ser uma delícia, o molho alfredo também é nutritivo, pois contém proteína, cálcio e outros nutrientes, que fazem bem para o corpo. Você pode fazer o molho alfredo com frango do seu jeito, adaptando os ingredientes ao seu gosto e às suas necessidades. Experimente e se delicie!
E aí, gostou do artigo? Você já fez ou vai fazer o molho alfredo com frango? Deixe sua opinião sincera e suas sugestões nos comentários. Até mais! 👋
Você também pode gostar:
- Como viralizar vídeos nas redes sociais em 4 passos simples
- Como monetizar vídeos no TikTok: 8 maneiras de ganhar dinheiro
- Proteína Deliciosa: Receita de Frango Grelhado com Quinoa
- Risoto de Camarão Simples e Sofisticado
- Delícia Low Carb: Receita de Espaguete de Abobrinha