Pesquisar
Close this search box.
Continua após a publicidade..

Molho de Tomate Caseiro: Receita para Transformar Suas Massas!

Molho de Tomate Caseiro

Você sabia que fazer molho de tomate caseiro é muito mais fácil, saudável e gostoso do que comprar pronto? Pois é, com poucos ingredientes e um pouco de tempo, você pode preparar um molho de tomate delicioso, que vai deixar as suas massas, pizzas, lasanhas e outros pratos muito mais saborosos. O molho de tomate caseiro tem um sabor fresco, natural e aromático, que combina perfeitamente com o queijo, o manjericão, o orégano e outros temperos. Além disso, o molho de tomate caseiro é rico em licopeno, um antioxidante que faz bem para a saúde e previne o envelhecimento precoce. Quer saber como fazer essa receita maravilhosa? Então, continue lendo e siga o passo a passo!

Continua após a publicidade..

Como fazer molho de tomate caseiro: ingredientes e modo de preparo

Para fazer um molho de tomate caseiro de dar água na boca, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Continua após a publicidade..
  • 1 kg de tomates maduros e firmes
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • Sal, pimenta-do-reino, açúcar, vinagre e folhas de louro a gosto

O modo de preparo é simples e rápido. Veja só:

  • Lave bem os tomates e corte em quatro partes. Retire as sementes e o miolo branco. Coloque os tomates em uma panela grande e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe ferver por cerca de 20 minutos, ou até que os tomates estejam macios e soltando a pele.
  • Escorra os tomates e deixe esfriar um pouco. Retire a pele dos tomates e bata no liquidificador até formar um purê. Reserve.
  • Em outra panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho até ficarem macios e dourados. Junte o purê de tomate e tempere com sal, pimenta-do-reino, uma pitada de açúcar, um pouco de vinagre e algumas folhas de louro. Misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por cerca de 30 minutos, ou até que o molho esteja encorpado e saboroso.
  • Desligue o fogo e retire as folhas de louro. Se quiser, você pode bater o molho no liquidificador novamente, para ficar mais liso, ou deixar com pedaços, para ficar mais rústico. Você também pode acrescentar outros temperos, como orégano, manjericão, tomilho, etc., de acordo com o seu gosto.
  • Transfira o molho para um pote de vidro esterilizado e feche bem. Você pode guardar o molho na geladeira por até uma semana, ou no freezer por até três meses.
Leia Mais:

Dúvidas comuns sobre molho de tomate caseiro

Você pode ter algumas dúvidas sobre como fazer molho de tomate caseiro. Por isso, nós separamos algumas perguntas e respostas que podem te ajudar. Confira:

Continua após a publicidade..
  • Posso usar tomates enlatados no molho de tomate caseiro? Sim, você pode usar tomates enlatados, mas o sabor e a consistência do molho podem ficar diferentes. Os tomates enlatados já vêm cozidos e temperados, por isso, você pode reduzir o tempo de cozimento e o sal do molho. Você também pode usar extrato ou polpa de tomate, mas nesse caso, você deve diluir em um pouco de água, para não ficar muito grosso.
  • Posso usar outros tipos de óleo no molho de tomate caseiro? Sim, você pode usar outros tipos de óleo, como de girassol, de milho, de canola, etc., mas o azeite é o mais indicado, pois dá um sabor mais rico e aromático ao molho. Você também pode usar manteiga ou margarina, mas nesse caso, você deve reduzir a quantidade, para não ficar muito gorduroso.
  • Posso congelar o molho de tomate caseiro? Sim, você pode congelar o molho de tomate caseiro, mas é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro, você deve esperar o molho esfriar completamente, antes de colocar no freezer. Segundo, você deve usar um pote de plástico ou de vidro com tampa, deixando um espaço vazio, para o molho não estourar. Terceiro, você deve etiquetar o pote com a data de fabricação e o prazo de validade, que é de até três meses. Quarto, você deve descongelar o molho na geladeira, de um dia para o outro, e aquecer em uma panela, mexendo bem, antes de usar.

Conclusão

Agora que você aprendeu como fazer molho de tomate caseiro, que tal experimentar essa receita em casa e transformar as suas massas em pratos deliciosos e saudáveis? Você vai ver como é fácil, rápido e econômico fazer esse molho de tomate caseiro. E o melhor: você pode variar os temperos e as combinações de sabores, criando novas versões dessa receita. Experimente e depois nos conte o que achou. Deixe também a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Esperamos que você tenha gostado desse artigo e que volte sempre para conferir mais dicas e receitas. Um abraço e até a próxima!

Continua após a publicidade..

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.