Pesquisar
Close this search box.
Continua após a publicidade..

Camarão à Provençal: Receita com Temperos Aromáticos!

Camarão à Provençal

Você gosta de camarão? Se sim, você vai adorar essa receita que vai te ensinar a fazer um camarão à provençal, que é uma receita francesa com temperos aromáticos, que dão um sabor especial ao prato. O camarão à provençal é um prato simples e fácil de fazer, que leva camarão refogado com alho, cebola, tomate, vinho branco, ervas de provence, sal e pimenta, entre outros ingredientes. O camarão à provençal é uma ótima opção para um almoço ou jantar rápido, podendo ser servido com arroz, macarrão, salada, pão, etc. Quer saber como fazer essa receita maravilhosa? Então, continue lendo e siga o passo a passo!

Continua após a publicidade..

Como fazer camarão à provençal: ingredientes e modo de preparo

Para fazer um camarão à provençal de dar água na boca, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Continua após a publicidade..
  • 500 g de camarão médio limpo e sem casca
  • Suco de 1 limão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada
  • 2 tomates picados sem sementes
  • 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 1 colher (sopa) de ervas de provence (ou uma mistura de tomilho, alecrim, manjerona, orégano e sálvia)
  • Salsinha picada para decorar
Leia Mais:

O modo de preparo é simples e rápido. Veja só:

  • Tempere o camarão com o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Reserve.
  • Em uma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio-alto e refogue o alho e a cebola até ficarem macios e dourados. Junte o tomate e cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até formar um molho espesso.
  • Junte o vinho branco e as ervas de provence, e deixe ferver por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando, até reduzir um pouco o líquido.
  • Junte o camarão temperado e cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que o camarão esteja rosado e cozido.
  • Desligue o fogo e salpique a salsinha picada por cima. Sirva o camarão à provençal em pratos individuais, acompanhados de arroz, macarrão, salada, pão, etc.

Dúvidas comuns sobre camarão à provençal

Você pode ter algumas dúvidas sobre como fazer camarão à provençal. Por isso, nós separamos algumas perguntas e respostas que podem te ajudar. Confira:

Continua após a publicidade..

Posso usar outro tipo de camarão no lugar do camarão médio? Sim, você pode usar outro tipo de camarão, como o grande, o pequeno, o rosa, o cinza, etc. Basta ajustar o tempo de cozimento, conforme o tamanho e a espessura do camarão, para que ele não fique duro ou cru. Você também pode usar camarão congelado, mas é preciso descongelá-lo antes de usar, seguindo as instruções da embalagem.

Continua após a publicidade..

Posso usar outro tipo de vinho no lugar do vinho branco seco?

Sim, você pode usar outro tipo de vinho, como o tinto, o rosé, o espumante, etc. Mas é preciso ter cuidado, pois o vinho pode alterar a cor e o sabor do molho. O vinho branco seco é o mais indicado, pois dá um sabor suave e harmoniza bem com o camarão e as ervas. Você também pode substituir o vinho por água, caldo de legumes ou de frango, se preferir.

Posso usar outro tipo de erva no lugar das ervas de provence? Sim, você pode usar outro tipo de erva, como o manjericão, a salsinha, o coentro, a cebolinha, etc. Mas é preciso ter cuidado, pois as ervas podem alterar o aroma e o sabor do molho. As ervas de provence são uma mistura de ervas típicas da região da Provença, na França, que dão um toque especial ao prato. Você pode encontrar as ervas de provence prontas em supermercados, lojas de produtos naturais ou importados, ou fazer a sua própria mistura, seguindo uma receita na internet.

Conclusão

Agora que você aprendeu como fazer camarão à provençal, que tal experimentar essa receita em casa e se deliciar com esse prato francês com temperos aromáticos? Você vai ver como é fácil, rápido e prático fazer esse camarão à provençal. E o melhor: você pode variar os ingredientes e criar novas versões dessa receita. Experimente e depois nos conte o que achou. Deixe também a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Esperamos que você tenha gostado desse artigo e que volte sempre para conferir mais dicas e receitas. Um abraço e até a próxima!

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.